terça-feira, janeiro 23, 2007

Hino à Natureza

Entre a planície e o mar fica a lagoa: Hino de Vida e de Alegria.
Para mim é muito gratificante poder conviver de perto com todo o esplendor existente neste espaço hídrico-fauna e flora.
Sempre que posso, principalmente nos dias soalheiros, gosto de ir de mansinho, respeitando o ambiente e o sossego de todos os habitantes deste maravilhoso ecossistema aquático, ver e percorrer com cuidado e atenção, as suas margens cheias de vida, cor e sons.
Por vezes escolho um poiso confortável, com visão abrangente e fico atenta aos seus movimentos, diferentes conforme a hora do dia ou as condições atmosféricas.
De manhã, geralmente, todos andam muito concentrados na procura de alimento, depois com o avançar das horas e a fome saciada, dedicam-se a brincar e a cuidar da sua higiene. As suas penas precisam de muitos cuidados diários. Muitas vezes encontro-os divididos por espécies, outras, todos juntos, irmanados no seu conceito de vida e necessidades.Por vezes há conflitos e perseguições entre machos empertigados, na conquista de uma fêmea, por vários, cortejada.
Os sons ouvidos são muito variados; os patos soltam o seu forte "quá-quá", enquanto que os galeirões comunicam com um agudo som.
E as rãs formam uma graciosa orquestra com os seus coachares quase roucos. No ritual de comunicação e acasalamento, as cegonhas usam o bico como castanholas vibrantes e frenéticas.
Nesta sinfonia existem muitos outros sons, graves, agudos, curtos ou longos, vindos dos afinados elementos que actuam sempre sem maestro presente.
Do meu esconderijo vejo várias espécies que por aqui habitam. Alguns sei que estão somente de passagem para outras paragens. É o seu puro instinto de sobrevivência. Muitos apresentam roupagem colorida, outros menos vistosa ou até mesmo preta.
Alguns são muito enérgicos, de passinhos curtos mas bastante acelerados como o borrelho e a narceja; já o pato, é de corpo mais robusto e vagaroso no andar.
É isto que eu chamo Hino de Vida e Alegria, pureza e simplicidade onde eu me sinto muito, muito pequenina, mas muito feliz por o conhecer.
ATENÇÃO: estes sítios são lugares de culto à Natureza, que se podem visitar, mas sempre com o dever de preservar e respeitar.

Texto e foto da Zília

5 comentários:

Carolina disse...

Aqui está um texto que qualquer Biólogo gostaria de ter escrito.
Nele se revela: grande capacidade de observação e descrição,amor à natureza e uma grande sensibilidade!
Parabéns!
:)

Anónimo disse...

Sensibilidade também na foto junta. Espero que possamos em breve ver uma exposição dos trabalhos da nossa Zília.

Carolina disse...

Claro!
Ela anda a preparar esse evento com grande entusiasmo e pode contar com o nosso apoio!

Anónimo disse...

Agradeço de coração, todo o apoio e o incentivo, mas acima de tudo a amizade que todos me têm manifestado.
Obrigado

Anónimo disse...

Bem haja por transformar um texto livre em POEMA.