sexta-feira, janeiro 19, 2007

Direcção



(E aqui está um poema que eu gostaria de ouvir na voz do Mário Viegas)

Eu conheci um caranguejo
de uma esquisita cor azul
que andava sempre para trás
na praia sol do mar do sul.

Naquela praia a cor azul
era um sinal de liberdade
nas velhas conchas muito azuis,
no búzio azul de tenra idade.

E o caranguejo olhando em volta
viu as crianças a correr
viu muita gente passeando
e começou a entristecer:

- Que confusão isto me faz!
Porque será porque será
que só eu ando para a frente
e todos andam para trás?
(Mª Alberta Menéres)

Publicou carolina

7 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, Amiga, é como o caso daquela condutora na auto-estrada.
E para quem não saiba do que estamos a falar, aqui vai a história:

Uma mulher conduzia o automóvel na A5 quando recebe um telefonema do marido:
- Querida, tem cuidado! Ouvi agora nas notícias que anda uma maluca em sentido contrário na auto-estrada.
- Uma!!??????? São às centenas!

Recordo da minha meninice praias literalmente cobertas de caranguejos, muito parecidos com o teu, que faziam desaparecer a areia. E à medida que nos aproximavamos, eles desapareciam terra-a-dentro como que por encanto, devolvendo então a fina e dourada areia às praias. Isto passava-se nas extensas praias bordejadas por coqueiros da lindíssima baía da Lunga, lá no Moçambique que ainda me permanece na recordação.

Carolina disse...

Na recordação e certamente no coração!
Quanto à mulher na auto-estrada, seria um caranguejo-fêmea???

Carolina disse...

E para "trocos" mudei de porta-moedas:
Vendo andar o caranguejo
O Gil quis experimentar
PÔs a malta "às arrecuas"
Com a câmara de filmar.

Os carros de marcha atrás
Um espanto para toda a gente.
Só o caranguejo azul
Desta vez andou p'ra frente.

Anónimo disse...

Qundo andámos para trás há sempre alguém que avança, nem que seja o caranguejo, azul ou não, da Lunga ou da ria Formosa, macho ou fêmea, ou até aquele Caranguejo que lá temos em casa de uma espécie rara...

Carolina disse...

Não me digas que o caranguejo que tens em casa é aquele que foi hoje almoçar contigo?!...

Anónimo disse...

Mas que eu saiba, os caranguejos não andam para trás!!!
E sim para o lado.Eu tenho andado muitas vezes para trás, mesmo sem quer!
Esquecendo isso,é melhor recordar a lindíssima baía do "Lunga"a de "Nacala"e os seus carangueijos.!!!

Anónimo disse...

Estiveste lá, Ana, na Lunga? Em Nacala sei que estiveste. Daí recordo umas "passarinhadas", quando os ditos eram aos milhares e um só tiro de caçadeira apanhava por vezes mais de cinquenta. Juro que é verdade, não tem nada a ver com aquelas histórias de pescadores em que um simples chicharro na boca do dito, vira um mero de 40 quilos!