quinta-feira, dezembro 07, 2006

Adeus Oriana



Quando liguei esta manhã o computador para ver os jornais, deparei com a notícia da morte da jornalista e escritora Oriana Fallaci.
Oriana, italiana de nascimento, Florença era a sua terra natal, viveu muitos anos da sua vida nos Estados Unidos, onde o Columbia College de Chicago lhe atribuiu o doutoramento «honoris causa» em literatura e foi definida, na altura, como «um dos autores mais lidos e amados do mundo». Mas assim como foi muito amada também despertou muitos ódios, pela sua postura contra a atitude do fundamentalismo islâmico perante o Ocidente.
Oriana Fallaci nasceu em 29 de Junho de 1929, no seio de uma família muito humilde. Ainda menina, aos 14 anos, fez parte da resistência italiana durante a segunda guerra mundial. Depois da guerra, estudou medicina, escrevendo pequenos artigos para um jornal de Florença, como modo de ajudar a custear os estudos. Foi despedida, um dia, por se recusar a escrever um artigo mentiroso sobre um político e, por isso, sem o dinheiro que ganhava no jornal, nunca acabou o curso. Gabava-se de nunca na vida alguém ter conseguido obrigá-la a escrever por dinheiro. Dizia que “a escrita influencia mais que as bombas e as baionetas” e, portanto era uma questão de dignidade e moralidade.
Dedicou-se, então, a tempo inteiro ao jornalismo, trabalhou para o “Corriere della Sera”, foi correspondente de guerra, seguindo todos os conflitos desde o Vietnam ao Médio Oriente, e, ainda jovem, entrevistou nomes sonantes do mundo como Henry Kissinger, o Xá do Irão, Khomeini, Frederico Fellini, Indira Gandhi, Lech Walesa, Deng Xiaoping, Yasser Arafat, Golda Meir, Omar Khadafi, só para citar alguns, o que levou o “Los Angeles Times” a descrevê-la como “a jornalista a quem nenhuma figura no mundo diria não”.
Quando foi entrevistar Khomeini, conta que foi primeiro pedir o visto à embaixada do Irão, na Itália, e que, por levar as unhas pintadas de vermelho, a mandaram tirar o verniz, gritando, como se ela estivesse a cometer um sacrilégio. Chegada a Teerão, foi proibida de se alojar em qualquer hotel, por ser mulher. Não a aceitaram em nenhum. E para entrevistar Khomeini teve que vestir o “chador”.
Pergunto-me o que terá pensado ela quando a França impôs a abolição do lenço na cabeça às estudantes, nas escolas. É que, embora eu não simpatize particularmente com os franceses, admito que foi o único país com coragem para fazer com que os estrangeiros também respeitassem os nossos costumes ocidentais. Ela dizia que “Há momentos na vida em que calar se torna uma culpa e falar uma obrigação”.
E também mais recentemente, que terá pensado desta “teoria da conspiração”, da autoria de Dylan Avery, que desculpabiliza os terroristas dos ataques e diaboliza os americanos?
Pois ela escreveu sobre este assunto, ainda em 2001, chamando aos autores dessas teorias de cretinos e afirmando que, no dia 10 de Setembro, véspera dos ataques, na mesquita de Bolonha, foi distribuído um panfleto que anunciava «a iminência de um acontecimento excepcional». Esse panfleto foi sequestrado pela polícia italiana e imediatamente arquivado.
Ela dizia que a América era um país especial porque tinha nascido dos conceitos da liberdade e da igualdade, numa altura em que essas ideias ainda não tinham lugar no mundo. Escreveu também que uma das coisas que apreciava era, à sua chegada a Nova Iorque, vinda do estrangeiro, o guarda-fiscal do aeroporto, com um grande sorriso, dizer-lhe “welcome home”.
Uma vez, com base no seu estatuto de celebridade, ofereceram-lhe a cidadania americana, mas ela recusou dizendo que já tinha uma pátria, a Itália.
Depois retirou-se e viveu os últimos anos da sua vida em Nova Iorque, onde se encontrava quando dos ataques do 11 de Setembro. Já doente, nessa altura, com cancro tal como o Mayor Giuliani, escreveu, na sequência dos ataques, “A Raiva e o Orgulho” que vendeu mais de um milhão de exemplares só em Itália.
No livro, enfurecia-se com as manifestações de alegria de certos sectores do mundo árabe, quando as torres desabaram.
Permaneceu, até ao fim, fiel aos seus princípios e à sua pátria, onde veio a falecer hoje. Que a sua alma descanse em paz.
Maria de Portugal - 15/ 09/ 2006

(Publicado pela “Gazeta de Lagoa” no dia 22/09/2006)

2 comentários:

Anónimo disse...

Obituário
Oriana Falacci
22/09/2006

Oriana Falacci, considerada uma das mais importantes jornalistas italianas, morreu aos 77 anos no dia 15 de Setembro.
Na adolescência, ela já lutava contra a ocupação nazista em Florença. Mais tarde, cobriu guerras no América do Sul e no Oriente Médio.
Falacci sempre criticou a tirania e o extremismo. Recentemente, declarou que não acreditava no Islamismo moderado, e o considerava o maior inimigo da sociedade.
(in"Opinião e Notícia" http://opiniaoenoticia.com.br/)

Anónimo disse...

Uma justa homenagem e um artigo mt bem escrito pela nossa colega Maria de Portugal!