quinta-feira, março 01, 2007

O Igor é um valente!



Hoje, de manhã, a avó Maria José preparou o seu neto para irem os dois ao café.
Saíram de casa e depois de fechar a porta a avó deu-se conta de que não tinha consigo a chave.
Tinha-a deixado dentro de casa. Grande preocupação!
Forçou uma janela e tentou entrar, mas as pernas já lhe pesam... Resolveu que o melhor seria passar o neto pela janela e ele abriria a porta. E assim fez!
O neto é o Igor. Tem 7 anos e anda no 1º ano de escolaridade.
- O meu filho entra e vai abrir a porta à avó! Vai com cuidado, passa pela sala, pelo corredor e entra na cozinha. A avó vai estar aqui à sua espera.
E o Igor foi, demorou, mas abriu a porta!
Enquanto esperava, do lado de fora, a avó Maria José foi sempre falando com ele, orientando- o e encorajando- o. E lá dentro ouvia o neto rindo de alegria! Era uma missão muito importante e ele ia cumprir! Ele ia mostrar à avó como é valente!
Afinal, a nós parece tão simples resolver isto, se ele até já tem 7 anos!... E seria simples se o Igor não tivesse grandes problemas motores. Desloca-se em cadeira de rodas e em casa segura-se aos móveis para poder caminhar. Compreende tudo o que se lhe diz mas só consegue pronunciar poucas palavras.
No café, enquanto a avó contava esta grande aventura, os olhos do Igor falavam mais do que mil bocas, brilhando tanto como mil sóis.
E agora digam lá se este não é o menino mais valente que conhecem?!!! Mais valente e perfumado, digo-vos eu, que até lhe chamo o Bem Cheiroso!!!
(In sardinheiras, 30/06/2005)
Publicou carolina

7 comentários:

Anónimo disse...

O Igor agora tem 9 anos.
Escrevi este texto sobre ele há dois anos.
Continua cada vez "mais bem cheiroso!"

Anónimo disse...

Lindo texto Carolina,realmente nós sabemos que há tantos "Igor" e tantas avós a única diferença é não terem uma amiga como tu sempre tão atenta....Tens que conhecer a minha Juna só que ela já tem 26 anos ,percebe tudo mas não fala ,e anda com ajuda e é minha sobrinha e afilhada e é linda mesmo! obrigada só tenho pena que ela não te conheça ,mas não perdi as esperenças.....silvana ramos sapage

Anónimo disse...

Valente Igor que lá vai singrando na vida apesar dos "pesares". E bendita mãe que o sabe ser e não o recusa, como felizmente poucas vezes acontece, por ele ser "diferente". E essa alegria nos olhos, como dizes, tenho a certeza que o foi porque ele sentiu que estava a ser útil, que tinha préstimo. Acho que a sociedade devia dar maiores oportunidades a pessoas como o "Bem Cheiroso", sempre que isso seja possível, pois embora alguma coisa se tenha feito é, por aquilo que se lê nos jornais e se vê na TV, ainda bastante insuficiente. E não me refiro à "caridadesinha", mas à sua inserção no mundo do ensino, na aprendizagem, no mundo do trabalho. Enfim, fazê-los sentirem-se úteis e produtivos, porque teem capacidades e até, muitas vezes, desempenham melhor as tarefas que os ditos "normais".

Anónimo disse...

Quem sabe? Um dia talvez iremos conhecer a Juna!

Quanto ao Igor, o que ele tem neste momento é uma avó.
A mãe morreu.Até nisso teve pouca sorte. Pai, desconheço. Nunca viveu com o pai.

Anónimo disse...

Carolina, gostei imenso do que escreves-tes à cerca do Igor !
Como sabes conheço muito bem o menino e a avó, também conheci a mãe.
O Igor é um menino, muito especial, muito inteligente, tem uma avó que o ama muito.
Bjhs para o (Igor) e para a avó Maria José :)))

Anónimo disse...

Eu também sou mãe de um menino com problemas, e sei como é importante para eles sentirem-se úteis, sentirem-se prestáveis,e mais importante ainda, que alguém reconheça o valor deles, e os elogiem! pois sentem-se valorizados, e sobretudo amados, com uma auto-estima elevada. Abençoada avó que trata tão bem desse neto.
Muitas felicidades para o Igor, que tenha tudo o que necessita, todo o amor do Mundo, e muitas felicidades para essa avó tão querida, que para mim tem todo o valor.

Anónimo disse...

Dulce, para ti um grande abraço. Hoje falei contigo pois deu para ver que és uma grande mãe, para o teu menino que tanto amas.
Um grande xi (coração) bjs.