quinta-feira, março 08, 2007

A enfermeira Valentina



Durante anos vimos a enfermeira Valentina prestando os seus serviços a todos nós, com o profissionalismo de que fazia jus. Gostava da profissão que humanizava com gestos e palavras as questões muitas vezes difíceis.
Um dia reformou-se e connosco viveu momentos de reflexão e esperança. Gostaria de ver coisas feitas para os jovens se organizarem e participarem no quotidiano de Santo André.
Preocupava-a a falta de dinâmica dos idosos que gostaria de os ter em convívios, no Parque Central, etc.
Havia as CRIANÇAS, que nos bairros deviam ter lugares para se conhecerem... "quem conhece respeita, gosta, ama...". Como se empenhou na festa do Bairro do Pinhal!
E... eram as gentes da Lagoa, e os animais, as suas rendas... Nos rastreios no Mercado Municipal...
Dizíamos-lhe:- Valentina, devem ser uma vez, cada 3 meses; ou acontece o hábito, ou não subsistimos... As pessoas vinham, conversavam, riam e as questões do rastreio eram quase secundárias.
Assim lembramos a Valentina com a sua bata branca, o sorriso e o paciente conselho... Seria assim?! "Cuide de si, veja o que come, converse com a família, com... "
Por tudo isto lembramos a enfermeira Valentina a quem, neste Dia Internacional da Mulher, prestamos homenagem.
(texto de Arlete Alves)

4 comentários:

Anónimo disse...

Com Deus estará, certamente!

lami disse...

Tantos projectos tinha a Valentina e tão cedo se foi! Mulheres que têm uma vida cheia e enchem a vida dos que estão à sua volta. Bem Haja!

Anónimo disse...

A nossa grande Valentina, estará na paz de Deus! Bem Hajam pessoas como a querida Valentina:)

Anónimo disse...

Eu conheci pessoalmente a enfermeira Valentina, falava de vez em quando com ela!... e para mim, a Valentina era uma pessoa muito dinâmica, uma mulher cheia de coragem,sempre com boa muito boa disposição, e dava muita força aos outros!...tinha também um enorme carinho pelo meu menino, assim como por todos os que tinham problemas, e por tudo isto, para mim, era uma mulher de muito valor, que nós recordaremos sempre com muita saudade!