segunda-feira, dezembro 03, 2007

Hoje é dia....


Hoje é Dia Internacional da
Pessoa com Deficiência!
Hoje é dia de se darem flores! (Ou não??...)
Não é assim no dia da Mulher, do Pai, da Mãe, dos Namorados, do tio, do primo, etc, etc???
Hoje é dia de receber sorrisos!
É dia de entrevistas e debates!É dia de se falar em INTEGRAÇÃO, ACESSIBILIDADES e rampas e placas elevatórias e Igualdade de Direitos e todos iguais e todos diferentes!
É dia de ajudar o "ceguinho" a atravessar a rua, "coitadinho" !
É dia de acenar "adeuses" sorridentes aos surdos!
Hoje não se contarão anedotas sobre "gagos"!
De todos os dicionários, enciclopédias, mentalidades e corações, serão banidas as palavras:
REJEIÇÃO, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO!
Ai que bom sermos hoje os "reis da festa"!
O pior...o pior é que o amanhã está logo aí. Heim??? E amanhã??...
É tão bom "teorizar-se"sobre a deficiência! (Que alívio de consciências!)
O difícil mesmo é "viver-se" a deficiência...Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!!! E, já agora, porque é que não simplificam dizendo:
Dia Internacional do Deficiente? ( Estarão com medo de que a gente se moleste?) É que nunca ouvi falar em:
Dia de pessoa que fuma...
Dia da pessoa que tem filhos...
Dia da pessoa que namora...
Dia da pessoa do sexo feminino...
Ai, Valha-me Deus! Como a pessoa que não tem deficiência é complicada!!!
E pronto! Até amanhã!
Cá estaremos de novo, lutando para nos mantermos à tona d'água, sorrindo e contando com os vossos sorrisos! E olhem, quem escreveu isto, apesar do tom irónico, não foi nenhuma pessoa azeda nem amargurada, porque assumi a minha deficiência e me considero integrada.
Sou a Carolina que, se define como : Uma pessoa comunicativa e bem disposta, (mas, vá-se lá saber porquê...) com uma teimosa e permanente lagrimita no canto do olho.
Para TODOS, "com ou sem deficiência", um bom-dia!

(In Sardinheiras/Dezembro de 2005)
......
Publicou carolina

9 comentários:

Jelicopedres disse...

ÉS A CAROLINA DO MEU CORAÇÃO,Amiguinha!
Sou tão feliz por te ter conhecido!
Beijinhos para ti.
Todos os dias!!!...
;)

Carolina disse...

Foi recíproco:
AMOR À PRIMEIRA VISTA!
BJHS

António Gil disse...

A deficiência a maior parte das vezes está no cérebro daqueles que se julgam sãos. E a Senhora Professora Carolina continua a dar-nos "lições" todos os dias. Sinto-me muito honrado por ser teu "aluno".
Bjs,

Carolina disse...

Pois eu estou completamente de acordo contigo!
Anda por aí tanta deficiência CAMUFLADA que até faz aflição!
Fugir DESSES!!!
Mas...meu "aluno"? Está bem! :)
Diremos que eu (nós) também temos recebido muitos ensinamentos do nosso ponderado Gil!

Anónimo disse...

So hoje vi a tua postagemsobre o "Dia do Dificiente" é enternecedor a tua "Lágrima ao canto do Olho" minha boa amiga como eu penso em ti quando me sinto infeliz!beijinhos.Isaura

lami disse...

´Carolina, nós somos "deficientes" ou "eficientes" não porque temos ou não todos os membros, todos os sentidos, tudo no corpo direitinho e bem formado mas somos o que dita o nosso interior e o nosso carácter . Ah se todos tivessem a tua grandeza, a tua alegria, a tua sensibilidade, criatividade e força o mundo era muito, muito melhor!

Anónimo disse...

E não é que na minha "IMODÉSTIA" eu até concordo contigo!
;)))))

Anónimo disse...

Olha a nossa Zaza veio ao blog!
Viva Isaura!
Queremos é PENSAMENTOS FELIZES, Minha Amiga!
bjhs

Anónimo disse...

Minha amiga de à 50 anos! Pesso desculpa de só por aqui ter passado agora, mas não quero deixar de te dizer que sempre te adorei !!!
E sempre os meus olhos viram uma amiga e colega da nossa escola !
Bons tempos amiga, bjs