quarta-feira, novembro 29, 2006

Lagartixa Friorenta!...

Uma Lagartixa friorenta exclama:
- Mas que sol é este que não me aquece?
- Sou o Outono, não tenho sol escaldão. Sou suave e morno, os dias encurtei e os serões refresquei. Com tons de amarelo o pôr-do-sol pintei. Nos montes e vales de frias madrugadas, estendo um lindo manto de névoa envolvente. Mais adiante vêm as geadas! E aí é que as lagartixas morrem geladas.
- Outono meu amigo, deixa-me ao menos procurar um abrigo! Num buraquinho muito quentinho, eu ficarei a hibernar, para mais adiante despertar e com a linda Primavera falar. Eu sei que tens encanto e poesia, folhas amarelas a cair, enfim, tudo em ti é nostalgia. Desculpa-me, mas eu gosto de calor e sol abrasador!...
- Estás no Outono e falta chegar o Inverno duro.
- Oh! Não faz mal, vou hibernar. Mas, o que é o Inverno? Podes contar?
- O inverno tem vento frio de nordeste, castelos de nuvens no céu e chuva de sudeste. Não vale a pena continuar, tu gostas dos dias ardentes e de sol radiante e o Inverno, isso não te pode dar!...

(Este, é um bonito e poético texto da nossa colega e amiga Zília Pereira. Fui por ela autorizada a postá-lo no nosso CANTO.)

Publicou Carolina

3 comentários:

Anónimo disse...

Um belo poema de António Gedeão, na voz de Manuel Freire.
O nosso Canto está encantado!
Belo poema, bela voz e linda música, até a lagartixa resolveu não hibernar.

Anónimo disse...

Hibernar???
Era só o que faltava!...

Anónimo disse...

Às vezes, na NET, encontram-se coisas lindas. Como este Poema de Amor que começa quase como a "Lagartixa Friorenta!...": Vem e aquece-me,/Tá frio lá fora!/E eu cá dentro sozinho
Só que o personagem não pede o calor que não tem ao Sol, mas à sua amada. Quase termina dizendo: …Fecha a porta!/Entra por favor!/Lá fora está tanto frio!
Mas leiam, que é lindo:

Vem Comigo
Setembro 10th, 2006
Vem e aquece-me,
Tá frio lá fora!
E eu cá dentro sozinho,
A escrever palavras gastas
Desgastadas com o tempo,
Rasgadas pelo vento
Que gela, as fibras do papiro
Que me leva até ao cimo,
E me faz descer de novo!
Gelo que me aquece,
Quando o frio não me sente,
Neve que faz frio e faz quente
Neve que traz vento,
Do vento nasce a nuvem
Que se cobre de cinzento,
Mau tempo!
Vem e aquece-me!
Tá frio lá fora!
Vem para dentro!
Fica por aqui!
Lá fora tá muito vento!
Fica comigo!
Lá fora tá um frio que te mata
Que se me morres, eu me mato!
Por isso vem morar comigo aqui!
Faz a mala!
Não tragas muita coisa!
A casa é quente!
E tu és tudo o que me falta!
Anda, traz a mala!
Não tragas bilhete de ida,
Eu não te deixarei partir!
Não tragas nada!
Já nos temos,
Logo, já temos tudo!
Vem pra beira da lareira,
Para aquecermos juntos dela
E não a deixarmos morrer,
Com todo o fogo que nos consome!
Eu quero, eu posso!
Os dois juntos ainda mais,
Vamos dar as mãos, e dar o nó!
Vamos morar juntos
E ser apenas um só!
Eu quero, eu espero!
Eu sufoco, não aguento.
Salva-me!
Dá-me água dos teus lábios,
Quero o ar dos teus pulmões!
Quero a tua pele e a tua carne
Quero um fruto do nosso sangue!
Do nosso amor!
E sei que também queres!
Por isso,
Dá-me a mão!
Encosta a outra na minha face!
Sentes?
Tá quente!
Não fujas, fica sempre aqui!
Fica sempre comigo!
Quero passar verões e invernos do teu lado!
Quero cantar, e gritar,
Quero que cantes comigo!
Não quero mais sofrer!
Não quero passar mais um único dia sem te ver!
Quero até morrer!…
Entra. Sai daí. Vem comigo!
Sai do frio, que nos congela,
Vem, vamos subir numa nuvem.
Numa nuvem mágica,
Que nos leva!
Que nos guia e nos revela
A paisagem mais bela!
A visão do paraíso!
Anda. Vem comigo,
Que eu faço do meu sopro
A nuvem que nos protege!
E faço do nosso fogo,
Nosso escudo e nossa flecha!
Prometo que te protejo,
Prometo que te amo.
Prometo que por mais que seja mau.
Farei sol da chuva que cai!
E juro que se te molha,
Te abraço para te aquecer.
… Entra! Peço-te!
Pega nesta toalha, e seca-te!
Segue-me!
Vou te mostrar o paraíso!
O nosso paraíso!
Entra! Respira!
Fecha os olhos!
Dá um passo!
Devagar.
Podes abrir os olhos!
…Vês?
O céu é verde!
Suspiro!
Vês?
Tudo é diferente agora!
Respiramos apenas “nós”.
Que bom!
É como se tudo o resto nada fosse!
É como se o mundo acabasse ali!
E era nosso! E era lindo!
Vestias branco!
Como a cor da tua face rosada,
Em tons de azul-laranja!
Que visão!
És a noiva mais bonita!
Que este mundo já viu!
E és minha!
Como é possível ter tanta sorte?
Que fiz eu para te merecer?
Este é o sonho que nunca tive,
Mas que estou a viver!
Este é o sonho que sempre sonhei ter!…
Lá fora a chuva cai!
E cá dentro cai a lágrima!
Tenho saudades de te ver!
Saudades de te abraçar!
Tenho tanto pra te dizer.
E tão pouco tempo para te amar!
Lá fora a chuva cai!
Mas eu aqui nem dou por ela.
Estou mergulhado em água,
Que me fecha nos meus sentidos!
E me deixa desorientado…
Abro os olhos…
E dou por mim acordado!
Já nem sequer são horas,
E nem sequer adormeci!
Apenas mergulhei num sonho!
E não no sono…
Sonhei acordado!
Sonho tão bonito!
Realidade tão diferente!
Quero-te aqui e não te tenho!
Onde estás?
Volta!
Quero a tua essência
E não a tua ausência!!!
Não pode ser assim!
Eu amo-te!
Tu amas-me!
Não faz sentido
Uma só alma não pode viver em duas casas!
Uma só pessoa!
Um só coração!
O mesmo sofrimento!
Juntos por uma paixão!
Arrggghhh!
Quero-te ao pé de mim!
Quero morar contigo!
Não quero perder mais tempo!
Porque é que não estamos juntos?
Porquê?
Vou chorar!
Quero-te amar e não posso!
No papel… só posso descrever!
E não transmitir o que sinto!
Apenas posso, com as palavras, te dizer
Quanta falta tu me fazes!!!
…Fecha a porta!
Entra por favor!
Lá fora está tanto frio!
E aqui eu tenho tanto amor
Para te dar!
Para te aquecer!
Entra!
Vem deitar-te do meu lado!
Que eu já voltei a adormecer!
(in http://perfeicaoinexistente.wordpress.com/)