terça-feira, novembro 28, 2006

Gatos...


Paro um pouco a enrolar o meu cigarro (chove) E vejo um gato branco à janela de um prédio bastante alto Penso que a questão é esta: a gente—certa gente—sai para a rua, cansa-se, morre todas as manhãs sem proveito nem glória e há gatos brancos à janela de prédios bastante altos! Contudo e já agora penso que os gatos são os únicos burgueses com quem ainda é possível pactuar— vêem com tal desprezo esta sociedade capitalista! Servem-se dela, mas do alto, desdenhando-a ... Não, a probabilidade do dinheiro ainda não estragou inteiramente o gato mas de gato para cima—nem pensar nisso é bom! Propalam não sei que náusea, revira-se-me o estômago só de olhar para eles! São criaturas, é verdade, calcule-se, gente sensível e às vezes boa mas tão recomplicada, tão bielo-cosida, tão ininteligível que já conseguem chorar, com certa sinceridade, lágrimas cem por cento hipócritas.
Mário Cesariny, NOBILÍSSIMA VISÃO (1945-1946)

2 comentários:

Anónimo disse...

Morre o Homem, cresce a fama e ainda bem, pois muito pouco conheço da obra dele.Mas o que nestes nossos blogs já publicámos despertou-me o interesse pela leitura dos seus textos.
Textos como este, em que o olhar crítico de Cesariny se manifesta num discurso irónico, humorista, recorrendo até ao absurdo e ao non-sense.
Um texto revelador de uma grande lucidez e espírito de observação (para os podres de nossa sociedade).

Anónimo disse...

Mário Cesariny
"Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante a sua estadia em Paris em 1947, frequenta a Academia de La Grande Chaumière. É em Paris que conhece André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Vespeira, Moniz Pereira e Alexandre O´Neill. Este grupo surgiu como forma de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo. Mais tarde, funda o Grupo Surrealista Dissidente."
Faleceu dia 27, aos 83 anos.
(in wikipédia)