quinta-feira, abril 07, 2011

Palestra na Biblioteca

Decorreu no dia 5 de Abril, na Biblioteca Municipal Manuel José do Tojal -Vila Nova de Santo André, uma palestra, intitulada: 1808 Santiago do Cacém e a 1ª Revolução Francesa, pela voz de Gentil José Cesário.
Apesar da reduzida assistência, foi seguida por todos com grande interesse. Os episódios acerca da 1ª Invasão Francesa neste Concelho de Santiago do Cacém e a Resistência que se lhe opôs, foram descritos por Gentil Cesário com a maior clareza.
Alguns momentos de descontração, quando se falou na expressão: "Ficar a ver navios"
É possível, quem estiver interessado consultar o livro: 1808 Santiago do Cacém e a 1ª Invasão Francesa, da autoria de Gentil Cesário, que a partir de hoje se encontra disponível na secretaria da ASAS. Foi, entre outros livros, gentilmente oferecido pelo Sr. Vitor Paulo Barata Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, aquando do Passeio Histórico-Literário, Viagem por Cerromaior.

Publicação e fotografia/ Teresinha

4 comentários:

noemia disse...

Gostei de assistir à palestra.Fiquei a conhecer melhor a resistência no Sul do país e no nosso Concelho à 1ª Invasão Francesa.
As invasões francesas deixaram variadas marcas em Portugal, entre elas alguns lugares comuns enraizados no léxico popular, de que são exemplos as expressões "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem", "ir para o maneta" ou "ficar a ver navios".

Carolina disse...

Pena não ter assistido. Deve ter sido uma palestra muito rica culturalmente.
Ainda bem que se fezem estes encontros.
Tentarei dar uma vista de olhos nesse livro.

Jelicopedres disse...

O conhecimento de factos históricos do nosso concelho, "enriquecem" todo aquele que toma conhecimento através dos vários meios de comunicação.
A palavra, é sem dúvida um dos mais importantes!
O meu agradecimento, à Camara Municipal de Santiago do Cacém e a Gentil Cesário.

Teresinha

lami disse...

Sem dúvida temos tido boas oportunidades de aumentar os possos conhecimentos e conhecer melhor o nosso concelho e agradeço o contributo dos Serviços Culturais da Câmara e em especial de Gentil Cesário que tanto se tem dedicado ao estudo da História de Santiago do Cacém.