quinta-feira, agosto 16, 2007

Segredo


Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...

Miguel Torga, in "Diário VIII"

5 comentários:

António Gil disse...

Torga: fundador do PS critica ausência do Governo das comemorações em Coimbra
12.08.2007 - 14h45 Lusa

O fundador do PS, António Arnaut, criticou hoje o Governo por não se ter feito representar ao mais alto nível, nas comemorações, em Coimbra, do centenário do nascimento de Miguel Torga.

"É uma falta grave, uma omissão grave de cumprimento de um dever cívico", disse António Arnaut no final da inauguração de um monumento ao poeta nesta cidade.

"A ausência da ministra da Cultura, do secretário de Estado ou de um membro do Governo mostra que o Governo não compreendeu a grandeza e o significado do que aconteceu em Coimbra. É um acontecimento nacional".

"A ministra mostrou-se insensível ao valor que Torga tem para a cultura portuguesa. É um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, da liberdade, da portugalidade", acentuou António Arnaut.

O jurista e poeta falava no final da inauguração do monumento no Largo da Portagem, onde o médico Adolfo Rocha (que escolheu como pseudónimo Miguel Torga) tinha o seu consultório, cerimónia em que interveio o vice-presidente da Assembleia da República Manuel Alegre, e o presidente da Câmara, Carlos Encarnação.

Assim é tratada a cultura em Portugal.

Anónimo disse...

Grande poeta!
Este mpoema penso que já vinha num dos meus livros da Escola Primária.
Conheço-o há mts anos.
Boa escolha!

Anónimo disse...

É, este é um dos poemas queridos do passado. Ainda bem que o postaram porque não conseguia recordá-lo todo.
Quanto à Ministra, sem comentários...Sei alguns palavrões que lhe seriam adequados, este espaço é que não é! Helena Tereno

lami disse...

Pois era um poema da minha infância por isso quis recordar Torga , assim e fui recordá-lo ao meu baú...schiu... é segredo!

arlete disse...

claro,conheco o segredo de Torga.ainda bem que foi lembrado.sei que nas minhas prioridades de leitura na biblioteca vou encontrar-me melhor com ele.
estou curioso nao so com a poesia.
kandandu