domingo, dezembro 27, 2009

Memórias...


Bento do Sobrado

No horizonte já pintado de cores quentes, o sol anuncia que o dia vai ser de canícula intensa. No prado a erva rasteira, brilha como diamantes num jogo de gotículas de orvalho e raios solares.Um forte odor a feno fresco, perfuma a manhã ainda em principio, mas já com vida e movimento.
Sentado no pouco que resta de um tronco de oliveira, Bento do Sobrado olha o horizonte largo e pensa na sua vida já longa, mas ainda de vigor e muitos afazeres.
Afaga as suas brancas barbas e deixa-se envolver nas suas recordações, tão nítidas como um filme a passar diante dos seus olhos, azuis como o céu sem nuvens.
Olha as suas terras, hoje de pastorícia, ontem de sementeiras. Ao longe vê o seu moinho já acusando algumas necessidades urgentes; a dor da perda instala-se no seu peito magro.Recorda a sua juventude, o seu principio de vida muito árdua, mas compensada com o amor da sua companheira e dos filhos que não tardaram em chegar ao seu pequeno lar de algumas faltas.
Assiste sempre ao deslumbramento do nascer do sol, e na colina a norte avista o seu moinho há muito parado, não por falta de vento mas sim por falta de vida própria.
O grão de milho ou de trigo já não passa nas suas mós de pedra por ele picadas.As velas ainda lá estão, grandes e alvas a brilhar ao sol ainda curto. O homem abraça o velho e rilhado tronco do que antes foi uma frondosa e produtiva oliveira e deixa-se carinhosamente envolver nas suas recordações de trabalhador rural e moleiro dedicado, sábio na sua arte, mas a sua vida mudou de rumo. Na sua cabeça o seu sonho agita-se e a pouco e pouco toma a forma de uma oportunidade que não pode deixar passar sem a desenvolver. Sim, é possível. Ele está desponível para avançar de peito aberto, confiante e dedicado. Mostrar às crianças das cidades as complexas técnicas do seu moinho. Os seus lábios rasgam-se num sorriso de esperança e o seu orgulho de moleiro cresce como quando era ainda um jovem com força para desbravar o mundo.

Zília

segunda-feira, dezembro 21, 2009

E a festa depois do teatro continuou... (1)

Foi no Hospital do Litoral Alentejano, no passado dia 21 de Dezembro de 2009. Depois do teatro a festa continuou muito animada, como podem ver pelas fotografias.
(Fotos da Teresinha Amoroso)

E a festa depois do teatro continuou... (2)


Para o ano haverá mais.
(Fotos da Teresinha Amoroso)

A "OPERETINHA EM QUATRO ESTAÇÕES" no Hospital do Litoral Alentejano

Foi hoje, 21 de Dezembro de 2009, no HOSPITAL DO LITORAL ALENTEJANO. Votos aos internados, em especial à nossa AMÉLIA, para que se recomponham depressa e voltem para as suas casas com o bem de entre todos maior: com SAÚDE. Algumas fotos.
(A.Gil)

terça-feira, dezembro 15, 2009

Antes da festa... a FESTA!

Foi a 14 num muito frio dia de Dezembro, na Casa do Povo de Alvalade. E enquanto se esperava a chegada do público... fez-se a FESTA.
(clique na imagem sff)

sábado, dezembro 12, 2009

Operetinha Quatro Estações

(instantâneos no camarim)
Concentração na "Indisciplina"... (faltam dois minutos...!)
A Primavera
Votou a Primavera.
Os pássaros regozijam-se, saudando-a em alegre canto [...]
O Verão
O homem, a árvore e a ovelha estão exaustos
sob o sol do meio-dia [...]
O Outono
Os camponeses celebram o tempo feliz
da colheita com danças e canções [...]
O Inverno
Tremendo, enregelados no meio da neve,
respiram o violento vento frio [...]
Fotografia/Teresinha - Excerto dos Sonetos/Autor Anónimo
(clique nas imagens para ver)

domingo, dezembro 06, 2009

ALVALADE NO TEMPO - O filme

Visita no dia 3 de Dezembro de 2009 à exposição ALVALADE NO TEMPO, com os Drs. Rui Fragoso (arqueólogo) e Gentil Cesário (historiador), no âmbito da parceria da ASAS com a CÂMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM.
(clique na imagem sff)

EXPOSIÇÃO ALVALADE NO TEMPO - As fotos

Visita no dia 3 de Dezembro de 2009 à exposição ALVALADE NO TEMPO, com os Drs. Rui Fragoso (arqueólogo) e Gentil Cesário (historiador), no âmbito da parceria da ASAS com a CÂMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM.
(clique na imagem sff - se clicar em Menu e em Original Size verá melhor)

quarta-feira, dezembro 02, 2009

OPERETINHA EM QUATRO ESTAÇÕES

As fotos do Ensaio Geral, na ESPAM de Vila Nova de Santo André, em 27 de Novembro de 2009. Esta peça tem a autoria e encenação de João Henriques e foi interpretada pela TUNASAS, a tuna da Academia Sénior de Artes e Saberes - ASAS. No iníco de Dezembro (dias 9, 10, 11 e 14) vai também ser representada para mais de 800 crianças dos Jardins de Infância e mais de 100 adultos de todo o concelho de Santiago do Cacém, numa colaboração com a Câmara Municipal. No dia 21 de Dezembro será representada no Hospital do Litoral Alentejano.
(clique na imagem sff)