sexta-feira, outubro 09, 2009

De combóio até ao Norte

Paragem do Alfa Pendular em Grândola. Expressamente para nos receber!
A Celeste, tecendo algumas considerações perante um público feminino antes do embarque.
Chá e cafezinho na carruagem bar do combóio. Espírito de camaradagem e boa disposição com sorrisos ASAS à mistura. (Designação de VIP: Very Important People!...)
Esta senhora da frente, "fugiu"... do Hospital com a condição de fazer uma dieta equilibrada. - E fez! (havia sempre um pratinho especial para a Bertine).
Chegada a Campanhã. O nosso Guia, Sr. Gomes Ferreira, (à esquerda), sempre atento a que nada nem ninguém faltasse no nosso grupo. Teve a amabilidade de levar CDs com música portuguesa muito interessante para ouvirmos no autocarro, nada parecidas com "umas" que nos foram impingidas aquando da nossa viagem a Mértola. (sem comentários...)
Fomos recebidos na Estação do Peso da Régua, com música tradicional !!! (não era para nós mas aproveitámos a deixa...) Celebrámos e agradecemos, de tal modo que tocaram mais uma musiquinha só para nós! - OBRIGADA!!!
Almoço na Adega Pacheco. Casa cheia, com 35 pessoas alegres e bem dispostas. Quanto ao bacalhau... (nem por isso estava muito bom). As entradas com pedacinhos de broa de Avintes, uma delícia! As sobremesas idem idem, não faltando nunca o leite creme com o açúcar queimado.
Um pedacinho de Céu no Hotel Palácio Convento de Alpendurada do séc. XI, com as comodidades do séc. XXI, onde ficámos na primeira noite, que por si só merece uma visita mais prolongada para poder usufruir de todas as mordomias que tem para oferecer, para repouso do espírito e cura do stress. Depois do jantar foi feita a "Grande Queimada da Bruxas" , (um digestivo), de uma forma bem medieval , com ladaínha e tudo! Por ser muito extensa será publicada no dia da Bruxas com as respectivas fotografias a testemunhar esse acontecimento.
O barquinho que dispensa apresentações
Garrafas antiquíssimas de Vinho do Porto
Ouvindo atentamente a explicação de todo o processo de fabrico do Vinho do Porto e seu armazenameto.
Paredes que "respiram" Poesia...
Vista para o Douro às 9 horas de uma manhã de nevoeiro
"O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza". Miguel Torga
Depois do almoço a bordo, sorrisos e fotografias para a posteridade A ASAS, foi sábiamente conduzida por uma senhora ao leme, sem qualquer sobressalto...

UM COPO DE SOL NO RIO DOURO. SAÚDE!!!...
Fotografia/Teresinha
(oportunamente vamos trazer aqui mais algumas fotografias dos monumentos e outros locais visitados)