domingo, maio 03, 2009

PALAVRAS PARA A MINHA MÃE

mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

4 comentários:

Letucha Almeida disse...

Belo Poema.
Feliz Dia da Mãe!
Beijinhos para todas.

Anónimo disse...

Lindo poema Feliz Dia da Mãe.
Um grande para todas as mães.

Anónimo disse...

Obrigada pelo poema e sua mensagem. Por vezes é bom e necessário pensar nestas coisas. E, já agora,meditarmos no inverso e tirarmos as nossas conclusões.
FELIZ DIA DA mãe A TODAS AS MULHERES DO MUNDO, MESMO AS QUE O NÃO SÃO BIOLOGICAMENTE.
Lena Tereno

teresinha disse...

Guardo muitas e gratas recordações da minha Mãe.
Apesar dela já ter "partido" há muito, continuará sempre viva no meu coração.
Também eu, tenho um anjo da guarda, (extra), desde o dia que nasci.
Tenho a certeza!
Obrigada minha Mãe...